As Orquídeas Brasileiras

Fonte: www.arquidicas.com.brtiposdeorquideas.com

 

Existem cerca 25 mil espécies de orquídeas e destas 2.600 espécies de orquídeas só aqui no Brasil, a Cattleya labiata é considerada o principal gênero comercial devido a sua beleza exuberante, é também chamada de Rainha do Nordeste, sendo espécies ameaçadas pela expansão territorial urbana e pela retirada do seu habitat natural.

orquídeas brasileiras

Cattleya labiata rubra

Confira a lista com os principais gêneros e espécies de orquídeas brasileiras:

Acianthera; Adamantinia miltonioides; Aganisia; Anathallis; Aspasia;  Aspidogyne;   Baptistonia; Barbosella; Bifrenaria; Bletia catenulata; Brachionidium; Brasiliorchis; Brasilidium; Brassavola; Brassia; Bulbophyllum; Campylocentrum; Capanemia; Carenidium; Catasetum; Cattleya;

Cleistes; Christensonella; Cyrtopodium; Cycnoches;  Cyclopogon; Coryanthes; Cranichis; Dichaea; Dryadella; Epidendrum; Encyclia; Galeandra; Galeottia; Gomesa; Gongora; Grandiphyllum; Grobya; Habenaria; Hadrolaelia; Hoffmannseggella; Isabelia violácea;

Kleberiella; Laelia; Leptotes; Lockhartia; Lophiaris; Lycaste; Macradenia; Maxxillaria; Macroclinium; Masdevallia; Maxillaria; Miltonia;  Mormodes; Notylia; Oncidium; Ornithidium; Otostylis; Otoglossum; Pabstia; Paphinia; Phragmipedium; Peristeria; Phymatochilum

brasiliense; Plectrophora; Promenaea; Pseudolaelia; Psychopsis; Pteroglossa; Rhinocidium; Rodriguezia; Rudolfiella; Sarracenia; Schomburgkia; Scuticaria; Sobralia; Sophronitis; Stanhopea; Trichopilia; Vanilla planifolia; Warczewiczella; Xylobium;  Zygopetalum; Zygostates.

Detalhes de algumas variedades brasileiras:

1- Orquídea Cattleya Intermedia 

Um tipo de orquídea de origem brasileira, mais precisamente nas regiões sul e sudeste,destaca se por sua variedade de cores que nos encantam.

Podemos dizer que e fácil cultivar esta especie de orquídea, pois resiste a temperaturas mais amenas e altas entre 5 e 35 graus,podendo ser plantadas em um vaso ou amarrada a uma arvore, o que explica a grande aceitação da planta em outros países.

Se pretende cultivar a planta em uma árvore,utilize se de um cordão de algodão para ajudar não esquecendo de colocar musgo por cima de suas raízes.

orquidea-cattleya-intermedia

2- Cattleya Julio Conceição

Maravilhosa orquídea formada de um cruzamento do gênero, Cattleya intermedia com a Cattleya Cowaniae ,sendo assim criada a primeira híbrida branca criada no Brasil homenageando o orquidófilo santista Júlio Conceição, saindo daí a origem do seu nome.

O cultivo dela requer muito cuidado ao fazer cortes ou até mesmo em uma mudança de vaso, pois essa planta não gosta de ser replantada, o ideal e aguardar que surjam novas raízes e realizar uma adubação adequada.Sua floração surge quase sempre no verão.

Resultado de imagem para Cattleya Julio Conceição

3- Orquídea Cattleya labiata

Linda planta de origem Brasileira já considerada como a rainha do sertão por ter como seu habitat natural os estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, Sergipe, Paraíba,florescem geralmente entre o fim do verão e o começo do outono.

Possui uma historia linda onde já foi tratada como o evento do ano pela The Orchids Review ,sendo  a primeira cattleya a florir na Europa.

Flores grandes com um delicioso perfume fazem deste tipo de orquídea ser destaque podendo ser cultivada por iniciantes pois e de fácil manuseio.

Cattleya Labiata

4- Adamantina miltonioides 

Tipo de orquídea encontrada na Chapada Diamantina na Bahia vista poucas vezes por ser geralmente encontrada em locais de difícil acesso,cresce em arvores de poucas folhas ou galhos secos sob sol intenso.

São plantas com rizoma muito curto, pseudobulbos altamente agregados, fusiformes, unifoliadas, sem espatas, com longa inflorescência terminal , até oito flores, de cor rosa forte, que abrem em sucessão.

adamantinia

5- Orquídea Mini-Chocolate (Oncidium Croesus)

Mais uma de origem do Brasil e encontrada próximo a regiões litorâneas surgindo na primavera podendo ser cultivada em casa.

Atenção para rega nos períodos muito quentes devendo ser regulares,procure evitar a exposição ao sol intenso da parte da tarde,podendo assim ser cultivada em orquidários e dentro de sua própria casa em todas as regiões do país.

Resultado de imagem para Orquídea Mini-Chocolate

DESVENDE TODOS OS SEGREDOS DAS ORQUÍDEAS!

manual completo como cuidar de orquideas

Anúncios

Um comentário sobre “As Orquídeas Brasileiras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s